Dezoito agentes da PSP acusados pelo Ministério Público

Dezoito agentes da PSP foram acusados pelo Ministério Público (MP) de denúncia caluniosa, injúria, ofensa à integridade física e falsidade de testemunho. Em causa estão também agressões a jovens da Cova da Moura (Amadora), num caso que remonta a 2015. De acordo com a informação disponibilizada hoje no ‘site’ da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, os 18 agentes da PSP estão igualmente acusados de outros “tratamentos cruéis e degradantes ou desumanos e sequestro agravado” e falsificação de documento. Os arguidos encontram-se sujeitos a termo de identidade e residência.

Segundo a acusação do MP, os agentes da PSP, em Fevereiro de 2015, “fizeram constar de documentos factos que não correspondiam à verdade, praticaram actos e proferiram expressões que ofenderam o corpo e a honra dos ofendidos, prestaram declarações que igualmente não correspondiam à verdade e privaram-nos da liberdade”.

Em Fevereiro de 2015, um grupo de cerca de 10 jovens tentou invadir a esquadra da PSP de Alfragide, no concelho da Amadora, na sequência da detenção de um jovem de 24 anos que atirou uma pedra contra uma carrinha policial, segundo fonte das forças de segurança.

Na sequência da detenção, os restantes jovens, com idades entre os 23 e 25 anos, “tentaram invadir” a esquadra, tendo sido disparado um novo tiro para o ar, segundo a PSP. Foram detidos cinco elementos do grupo e os restantes fugiram. Os cinco jovens detidos foram então transportados ao hospital devido a ferimentos ligeiros.


PUB