Europa deve comprometer-se com o sector do Turismo
Numa carta aberta enviada hoje a Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia, Cláudia Monteiro de Aguiar, em parceria com o Comité das Regiões e Associações representantes do sector, pede que seja revista com urgência a actual Estratégia da União para o Turismo, apresentada em 2010. Também nesta carta há uma solicitação expressa, para ver o sector incluído de forma representativa, no programa de trabalho da Comissão, para o próximo ano.
Cláudia Monteiro de Aguiar afirma que “este é o momento certo para o Presidente Juncker se comprometer com o sector do Turismo e rever a presente estratégia. Julgo que quase uma década depois e à velocidade que tudo acontece, podemos considerar já desenquadrada da realidade.”
A deputada refere ainda que apesar do crescimento verificado “o Turismo continua a enfrentar enormes desafios comuns aos 28 Países da União Europeia. São estes desafios que devemos identificar numa estratégia global que inclua acções concretas e obviamente pugnar por instrumentos e mecanismos financeiros específicos. Matérias como o reconhecimento das qualificações e melhoria de competências, a digitalização ou inovação em tecnologia, a sustentabilidade, alterações climáticas, a economia colaborativa, questões de segurança e a simplificação do regime de vistos e a concorrência de destinos fora da União, devem ser pensadas, repensadas e enquadradas num quadro actual e global na União.”
A carta relembra a importância económica e social do Turismo para a União, motor de crescimento económico e o peso que tem na criação de emprego em várias das Regiões Europeias. É a terceira actividade económica da União, com 10% do PIB da União, representando mais de 15% dos empregos na Europa, com tecido empresarial de PMEs.
PUB