Exercício 'Zarco 11' decorre no Porto Santo

O Comando Operacional da Madeira realiza, até o dia 10 de Novembro, um exercício militar no Porto Santo.

 

O Comando Operacional da Madeira está a realizar, na ilha do Porto Santo, o exercício militar ‘Zarco 11’. O objetivo principal é impedir as ambições expansionistas de um país fictício (a Osilândia) que pretende conquistar as ilhas do arquipélago. Assim, até o próximo dia 10 de Novembro, serão testadas as respostas militares e civis.

Este exercício, inserido no programa de treino operacional para o ano 2011, integra, entre outros, 250 militares, o navio balizador ‘Schultz Xavier’, a bateria anti-aérea, um C212 e o helicóptero da Força Aérea. A este grupo de trabalho juntam-se também elementos do Serviço Regional de Proteção Civil.

O serviço, âmbito da cooperação com as Forças Armadas, definiu como principais objectivos: proceder à activação dos meios necessários do Dispositivo Resposta Operacional Regional (DROR); testar a articulação dos diversos agentes que compõe o DROR; activar equipas multidisciplinares de socorro e emergência; e activar o Serviço Municipal de Protecção Civil do Porto Santo.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest