“Só Bem Me Quer” chega amanhã ao Porto Santo

“Violência Doméstica – Intervenção em Rede”, amanhã no Auditório do Edifício de Serviços Públicos, no Porto Santo.

A campanha “Só Bem Me Quer” chega amanhã ao Porto Santo e permanecerá na ilha até 13 de Novembro. Nesse âmbito, amanhã às 14h30, o Auditório do Edifício de Serviços Públicos (CMPS) acolhe o workshop “Violência Doméstica – Intervenção em Rede”.

“Só Bem Me Quer” é uma campanha que está inserida no Plano Regional Contra a Violência Doméstica da RAM e tem a coordenação do Centro de Segurança Social da Madeira sendo itinerante pelos onze concelhos da RAM, e conta com a colaboração dos municípios.

A Violência Doméstica é, pela Lei Portuguesa, (Lei 59/2007 – art.º 152) um Crime Público, pelo que obriga à denúncia, por todos os profissionais que no contexto da sua actividade profissional tenham conhecimento da sua ocorrência.

Na Madeira foi desenvolvido e aprovado em Setembro de 2009 o Plano Regional Contra a Violência Doméstica, o qual inclui 35 medidas entre as quais se destaca a formação dos profissionais que interagem directamente com as vítimas (directas e indirectas) e com os agressores.

De entre os profissionais abrangidos por estas acções de formação destacam-se: agentes da PSP, profissionais de Saúde: enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, agentes de educação, formadores, Professores, educadores de infância, animadores, técnicos de Serviço Social, técnicos das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, técnicos do emprego, oficiais de justiça, advogados e magistrados. Esta acção de sensibilização/formação tem como principais objectivos:

Elevar os conhecimentos dos técnicos das áreas de intervenção privilegiadas com as vítimas e agressores, sobre a especificidade da violência doméstica, promover uma intervenção mais eficaz e articulada em rede e reduzir a vitimação secundária das vítimas.

[twitter style=”vertical” float=”left”]

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

 


PUB