Escolas devem elevar o nível de formação global

A Escola B+S da Calheta assinalou hoje o 30º aniversário. Avizinham-se anos de contenção financeira.

A Escola Básica e Secundária da Calheta assinalou hoje, no auditório do Centro das Artes, o 30º aniversário. António Lucas, presidente daquele estabelecimento de ensino, destacou o trabalho dinamizado ao longo dos anos, bem como os projetos que ainda tencionam desenvolver, já neste cenário económico.

“Estamos a passar por momentos de restrição e de contenção financeira. Sabemos que os próximos tempos vão ser assim, mas iremos nos preparar e preparar a nossa oferta à comunidade contando com essa realidade”. O importante é que, apesar de tudo, as medidas aplicadas não prejudiquem a qualidade.

António Lucas acrescentou ainda que um dos principais desafios é superar um conceito completamente desadequado. “Há cada vez menos jovens em idade escolar, o que significa que a escola tem de procurar novas oportunidades, novas capacidades de resposta para toda a comunidade”.

A sessão comemorativa contou ainda com a intervenção dos alunos finalistas do 12º ano. Aos melhores foram entregues distinções.

Jaime Freitas, diretor regional da Educação e Recursos Humanos, presidiu à sessão solene do 30º aniversário. Na oportunidade, quando se está a ambientar às novas áreas que tutela, referiu que os “alunos devem estar no centro das atenções”.

E, no que concerne à autonomia escolar, observou que os estabelecimentos têm, no momento, os meios adequados. “As escolas devem ser centros de decisão e tomar todas as decisões em prol dos alunos e dos resultados”.

Sendo certo um cenário de constrangimentos financeiros para o Governo Regional, em todas as diferentes secretarias ou institutos, Jaime Freitas sublinhou que as escolas devem ter iniciativa própria para a realização das atividades, como seja a concretização de parcerias com as entidades privadas.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest