Construção Civil com futuro comprometido

O presidente do Sindicato da Construção Civil perspetiva que no início de 2012 haja novos despedimentos no sector.

Conforme já foi noticiado pelo Cidade Net, o grupo Tâmega rescindiu o contrato com cerca de 160 trabalhadores, devido à falta de obras e aos atrasos no pagamento, sobretudo da parte do Governo Regional, de obras já executadas.
Porém, Diamantino Alturas alerta que a qualquer momento mais trabalhadores da construção civil na Madeira irão para o desemprego. “Há por aí umas empresas que não têm obras e temo o que possa vir acontecer com os trabalhadores”, frisou.
O presidente do Sindicato da Construção Civil reforçou, ainda, que tudo indica que o desemprego atinja fortemente o sector a curto prazo. “Tendo em conta a falta de dinheiro não vai haver muitas novas obras para executar. Por isso, tudo se encaminha para haver mais desemprego, facto que está mais perto do que longe para acontecer”, afirmou.
Diamantino Alturas avançou, ainda, que o “boom” do desemprego no sector da construção civil deverá acontecer logo no início do próximo ano.
“Dezembro, Janeiro e Fevereiro costumam ser os meses mais chuvosos, situação que faz com que as novas obras, geralmente, nunca arranquem nesta altura do ano. Aliás, os meses de chuva não são propícios para se fazer escavações para obras”, observou o dirigente sindical.
Desta forma, Diamantino Alturas perspetiva que “um número razoável” de trabalhadores fique desempregado no início de 2012. “Estou convencido que o número de desempregados no sector possa ascender acima dos 200”, indicou.
Face a este cenário, aquele responsável salientou que o sindicato encara o futuro com muita preocupação. “Trata-se de um sector que não pode sobreviver se não houver obras, situação que também tem repercussões nos outros sectores de atividade. Ou seja, se neste sector continuar a haver desemprego, os outros sectores também terão mais desemprego e salários em atraso. É preciso não esquecer que a construção civil mexe com 80% da indústria regional”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB