CAO de São Vicente faz pintura gigante

CAO de São Vicente pinta fachada de armazém da Câmara.

Os utentes do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) de São Vicente pintaram a fachada de um armazém da Câmara numa pintura que intitulada “O nosso Mundo”. Com a ajuda de técnicos e pedagogos os utentes, com necessidades educativas especiais, fizeram um mural que foi inaugurado esta manhã, pelo presidente da autarquia Vicentina, Jorge Romeira e pela ex-directora regional da Educação Especial, Maria José Camacho, que esteve no local em representação do secretário regional da Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas, que se encontrava no parlamento na apresentação do programa do XI Governo Regional.

Jorge Romeira salientou a importância da “obra de arte” e disse não ver nenhuma diferença entre o mundo das pessoas “normais” e o desenho da pintura “O nosso Mundo”.

“Não há diferença entre o nosso mundo e aquele mundo que está ali escrito. Tem a mesma cor, os mesmos motivos, tem a vida de toda a gente sem nenhuma diferença”, destacou.

Já, Maria José Camacho, lembrou que apesar das diferenças que existem entre os seres humanos todos têm capacidades para dar coisas positivas ao mundo.

“O mural que aqui vemos fica no mundo de São Vicente mas pode ir para imensos mundos porque aqui passam muitos turistas que não conseguirão ficar indiferentes a ele porque a pintura é de tal maneira imponente e marcada pela beleza e pela arte criatividade que ultrapassa todas as barreiras”.

A ex-directora da direcção regional Educação Especial voltou a defender que as pessoas com necessidades devem ser orientadas por técnicos e pedagogos e não apenas por cuidadores.

“Este mural foi construído por eles e foram orientados por pessoas que tem sentimentos, técnica e pedagogia e continuo a dizer que estes jovens que têm as necessidades que eles têm não devem ficar só em serviços que cuidem do bem estar ao nível de rotinas, mas devem ser orientados por pedagogos, e técnicos superiores aqueles que cientificamente conhecem e sabem como fazer desabrochar estas capacidades”, defendeu.

Para os interessados em ver a pintura ela está localizada no armazém da câmara no Parque Urbano de São Vicente.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

[twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest