Mercado competitivo exige novas competências

Cursos de Especialização Tecnológica criam novas oportunidades no mercado de trabalho.

O Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Ambiental, ministrado pela Universidade da Madeira em horário pós-laboral, vai na segunda edição.

Hélder Spínola, diretor técnico do referido curso, explica quais as vantagens de aprofundar esta temática, sobretudo quando as questões ambientais e a eficiência energética assumem relevo.

“São cursos que preparam as pessoas para o mercado profissional, e no caso concreto da gestão ambiental, vivemos um momento na sociedade e nas empresas que requer este tipo de competências”. A necessidade de reduzir determinados custos, associados às energias, dá a estes profissionais mais oportunidades no mercado de trabalho.

Hélder Spínola assume que a crise económica que afeta as famílias poderá inviabilizar algumas inscrições nos Cursos de Especialização Tecnológica, mas adianta que para estes casos a Universidade da Madeira tem mecanismos alternativos, como por exemplo com os pagamentos faseados.

Por outro lado, aqueles alunos que não queiram a totalidade do curso, com um valor de propina a rondar os 900 euros, podem optar por módulos individuais. Neste caso, em concreto, cada disciplina ronda os 135 euros.

Nesta segunda edição as disciplinas disponíveis são as seguintes: Energia e Desenvolvimento Sustentável (24 horas); Poluição do Ar (56 horas); Poluição Sonora (56 horas); Resíduos Sólidos Urbanos (48 horas); Laboratório de Métodos Instrumentais de Análise (48 horas); e Laboratório de Microbiologia Ambiental (48 horas).

O diretor técnico da especialização em Gestão Ambiental diz ainda que estes cursos constituem formas para garantir alguma liquidez. “A Universidade da Madeira precisa de atrair verbas. A sua atividade de negócio, se assim se pode chamar, é a formação. E, é claro, existe um conjunto de atividades que terão efeito positivo”.

De referir que aquela instituição académica oferece cinco cursos desta natureza: Contabilidade e Fiscalidade, Energias Renováveis e Eletricidade, Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos, Segurança e Higiene Alimentar e Treino Desportivo de Jovens Atletas.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest