CMF tem 4 viaturas novas para recolha de lixo (VÍDEO)

Queda no consumo terá reflexos na diminuição da recolha selectiva.

A Câmara Municipal do Funchal adquiriu quatro viaturas novas de cinco metros cúbicos para remoção de lixo. Esta manhã o presidente da autarquia Miguel Albuquerque esteve na estação de resíduos dos Viveiros para a entrega simbólica das viaturas que a partir do mês de abril vão passar a utilizar um sistema de georreferenciação. O objectivo segundo explicou Miguel Albuquerque “é reforçar a eficácia da recolha selectiva e da recolha de lixo indiferenciado garantindo os custos de eficácia e diminuindo os custos de operação”.

A autarquia investiu 261 mil euros nas quatro viaturas que vão ajudar a diminuir o tempo de recolha e reduzir os custos.

“Vamos diminuir os dias de recolha do lixo indiferenciado e ganhar escala para diminuir os custos quer com pessoal quer com os gastos com combustível e com desgaste de material”, esclareceu o edil, adiantando que a partir do mês de abril deixa de ser feita a recolha indiferenciada de lixo ao sábado. Assim, cada trabalhador passa a trabalhar cinco dias e ao sábado só será feita a recolha de lixo na zona central da cidade para a restauração, comércio e hotelaria.

“A nossa estratégia é diminuir os custos e ganhar eficácia isso tem acontecido isso na varredura e o mesmo se está a passar em relação a recolha de resíduos”, salientou o autarca.

Já no que diz respeito à taxa de reciclagem Miguel Albuquerque relembrou que em 2010 a autarquia atingiu o valor de 26,17% de recolha selectiva e salientou que relativamente a 2011 estima-se atingir um valor igual em termos de reciclagem “graças à diminuição do consumo, estamos a apontar para um a diminuição do número de toneladas recolhidas que em 2010 chegou as 77 mil toneladas, mas tudo aponta para que em 2011 esse valor venha a diminuir”, vincou.

Vídeo dentro de momentos.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]

[fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest