TDT: Munícipes alertados para práticas comerciais ilegais (VÍDEO)

Sessão de esclarecimento para a Televisão Digital Terrestre (TDT) realizou-se na Junta de Machico.

As sessões de esclarecimento sobre a Televisão Digital Terrestre estão a decorrer em todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira, por iniciativa da ANACOM – Autoridade Nacional de Telecomunicações e do Serviço Regional de Defesa do Consumidor.

Hoje a sessão teve lugar na Junta de Freguesia de Machico, para uma plateia de cerca de 50 pessoas, na sua maioria idosas.

Nelson Melim, engenheiro responsável pela palestra, explicou que, na Madeira, os casos que obrigam a uma transição do serviço analógico para o serviço digital terrestre são residuais. Ainda assim, por ser uma mudança inovadora e que acarreta custos financeiros, compete às entidades esclarecer o melhor possível.

Todas as pessoas sem TV paga e cujo televisor não esteja preparado para receber o sinal ou estejam numa zona sem cobertura TDT terão de adquirir, até 22 de Março, um equipamento descodificador, “o que não implica a adesão a um pacote de canais pago”.

Também Graça Moniz, diretora do Serviço de Defesa do Consumidor, reiterou os alertas, acrescentando que as pessoas, caso se sintam enganadas, podem sempre rescindir o contrato. “Infelizmente temos algumas reclamações, principalmente das pessoas mais idosas e que são, no fundo, mais vulneráveis. Há alguns operadores que se aproveitam destes casos, mas tem sido tudo resolvido”.

A iniciativa elucida ainda sobre as condições de aquisição do equipamento. Sendo que para as famílias mais carenciadas serão atribuídas comparticipações. Ricardo Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Machico, adiantou que aquela entidade está preparada para responder às dúvidas da população.

Acrescente-se que a TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioelétrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que, até 2012, esta tecnologia seja obrigatoriamente introduzida em todos os países da União Europeia e que seja concretizado o ‘switch-off (desligamento) da atual transmissão analógica.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest