Açores participa no projeto COSTA

Participação açoriana no Projeto COSTA ajuda Portugal a afirmar-se na Europa.

A participação dos Açores num projeto de criação de uma rede europeia de abastecimento de navios com gás natural liquefeito (LNG) – projeto COSTA – “ não se relaciona apenas com o acesso ao conhecimento que resultará deste trabalho. Há nesta área um potencial de atividade económica que deve ser acompanhado logo desde fase inicial”, defendeu, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro.

O governante, que falava na apresentação pública nacional deste projeto, envolvendo autoridades portuárias de Portugal, Itália, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Grécia, salientou o trabalho de parceria desenvolvido entre a empresa Portos dos Açores e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), considerou esta iniciativa de grande importância na estratégia da Região para o Mar, motivo pelo qual levou a que “fosse acompanhada desde o início”. “Quer pela sua importância para nós enquanto região arquipelágica, mas também porque nos permite, desde fase inicial, acompanhar as questões e as tendências que a nível europeu se vão desenhando” no desenvolvimento desta rede de abastecimento de navios por LNG, referiu.

Além disso, acrescentou que “esta participação permite que os Açores continuem a afirmar-se como um parceiro privilegiado ao nível europeu nas matérias relacionadas como Mar”. “Participámos desde a fase inicial nos debates da Política Marítima Europeia e neste projeto, como noutros, também queremos participar desde a sua fase inicial”, acrescentou o Secretário Regional da Economia,

Vasco Cordeiro salientou ainda que “os Açores são, sob a esmagadora maioria dos critérios, uma pequeníssima região da Europa, mas há um critério no qual se afirmam como uma autêntica potência europeia: o Mar e o seu potencial para toda a União Europeia”.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest