‘Ir ao hospital é um gesto de risco’

João Queiroz e Melo defende que, sempre que possível, os cuidados de saúde devem ser feitos à distância.

A vida e a saúde na rede eclesial e social. Um desafio de modernidade” foi como se intitulou a conferência que teve lugar, hoje ao final da tarde, na Universidade da Madeira. Sendo promovida pelo Departamento Pastoral do Ensino Superior no âmbito do ciclo Fé e Razão, a conferência teve como orador convidado João Queiroz e Melo, responsável pelo curso de “Redução e Desperdícios nos Hospitais”, da Universidade Católica.

Na ocasião, o prelector abordou a realidade dos problemas da saúde numa perspetiva da pastoral universitária. “O objetivo é falar dos desafios que se podem pôr na área da saúde específicos numa rede eclesial e social”, observou.

A título de exemplo, João Queiroz e Melo referiu que é perigoso as pessoas irem aos hospitais, uma vez que podem apanhar uma série de infeções ou doenças. “Os hospitais são muito bons, servem para tratar doentes, mas ir ao hospital é um gesto de risco. Por isso, é importante que as pessoas recebam, se for possível, a maior parte dos cuidados que precisam à distância”, frisou.

Desta forma, o orador refere que as novas tecnologias de comunicação e informação, se forem aplicadas neste contexto, poderão fazer com que muitos cuidados na área da saúde possam ser feitos sem as pessoas terem necessidade de se deslocarem ao hospital. “Consultas, acompanhamentos ou prescrições médicas, por exemplo, podem ser feitas à distância”, sublinhou.

As instituições da área social, no entender de João Queiroz, estão bem posicionadas para cativar e promover este tipo de atuação. “Isto obriga a que as instituições também se habituem a trabalhar mais em conjunto. Até agora as instituições têm estado muito separadas. Por isso, vai ser indispensável que as instituições trabalhem em rede, o que permitirá aos utentes terem mais conforto, mais comodidade e mais economia”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest