‘Encontro com… Maria Jorge’ no SPM

A iniciativa serviu para dar a conhecer o percurso literária, as iniciativas e as obras da escritora.

A professora e escritora Maria Jorge esteve hoje no Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), no sentido de falar sobre o seu percurso literário e das iniciativas que tem desenvolvido e dinamizado no âmbito dos Clubes de Poesia para adolescentes e seniores.

Maria Clementina Reis Jorge da Silva (pseudónimo Maria Jorge) é natural de Tavarede, concelho da Figueira da Foz, sendo neste momento voluntária da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Criei uma oficina de seniores intitulada a ‘Força e a Magia da Palavra’, onde tenho cerca de 20 pessoas a trabalharem comigo, desde os 71 até aos 85 anos. A estes seniores estou a dar aulas de teatro, poesia – temos um clube de poesia -, bailado e cântico coral. Estamos a fazer tudo o que podemos para que estas pessoas não se sintam sozinhas e, por sua vez, se enriqueçam cada vez mais”, transmitiu Maria Jorge.

Estando atualmente aposentada, a professora referiu, ainda, que está ligada à cidade do Funchal, uma vez que, há 36 anos atrás, realizou o seu estágio na Escola Secundária Gonçalves Zarco.

Como momentos mais marcantes da sua vida, Maria Jorge destaca a sua entrada no mundo do teatro e das artes, confessando “que nunca quis ser” professora de português e de francês. “Tirei o curso porque o meu pai me mandou tirar”, sublinhou.

Tive uma vida toda dedicada ao ensino, depois fiquei aposentada por invalidez – sou uma resistente  entre as pessoas que tiveram cancro -, altura em que me fiz voluntária e criei o projeto a ‘Magia da Palavra’. Nunca estou quieta porque tenho de arranjar sempre qualquer coisa para fazer de útil para mim e para as outras pessoas”, afirmou a escritora.

No referido ‘encontro com Maria Jorge’, da responsabilidade dos professores do curso Círculo de Leitura e Escrita do SPM, o público presente teve também a oportunidade de trocar impressões sobre as respetivas experiências no âmbito da leitura. Na ocasião, a escritora apresentou também algumas das suas obras já publicadas.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest