Estudo português sobre Parkinson com apoio internacional

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) recebem apoio da Fundação Michael J. Fox.

A Fundação Michael J. Fox, nos EUA, atribuiu a Carlos Palmeira e Rodrigo Cunha, ambos investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e do Centro de Neurociências de Coimbra (CNC), uma bolsa que financia projetos altamente inovadores que revelem grande potencial na compreensão e / ou tratamento da doença de Parkinson.

O financiamento vai permitir aos investigadores portugueses aprofundarem os seus estudos sobre a ação benéfica que a Berberina, uma substância natural alcaloide muito usada na medicina tradicional chinesa, poderá ter na prevenção e no tratamento de Parkinson.

Com vários estudos preliminares, desenvolvidos ao longo dos últimos cinco anos, Carlos Palmeira e Rodrigo Cunha obtiveram resultados promissores. Depois de perceberem o mecanismo do composto, isto é, como a berberina regula a função mitocondrial, nomeadamente na diabetes e na obesidade, os investigadores decidiram avaliar a ação do composto na doença de Parkinson, dado que a esta patologia está associado um défice energético nas células neuronais.

Criada em 2000, a Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research dedica-se à pesquisa da cura para a doença de Parkinson, através de uma agressiva política de financiamento à investigação. Possui «uma Comissão Científica muito exigente e rigorosa na seleção de projetos de investigação a apoiar», admite o investigador da UC.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest