Naval apresenta projeto de inclusão “Farol para a Vida”

Projeto de inclusão social surge no âmbito do trabalho desenvolvido no desporto adaptado.

O Clube Naval do Funchal apresentou, hoje à tarde, o projeto “Farol para a Vida, Desporto sem Limites”. Em Abril, entre outros, terá lugar o Torneio Internacional do Funchal em Natação, que vai incluir uma prova de natação adaptada.

Mafalda Freitas adiantou que o projeto surge no âmbito do trabalho desenvolvido no desporto adaptado. “Os objetivos principais deste projeto são sensibilizar as populações, as instituições públicas e privadas, a família, as escolas e o público em geral para a inclusão social pela via do desporto.”

Canoagem, vela e natação são as modalidades agora em destaque, sendo que, no caso da vela adaptada, o Clube Naval do Funchal foi pioneiro na sua prática, graças ao esforço dos técnicos e de várias instituições. “Hoje em dia temos 8 embarcações para dar apoio a todos estes velejadores especiais”.

Pedro Calado, em representação da Câmara Municipal do Funchal, enalteceu o trabalho no desenvolvimento destas atividades. “Promover este evento de vela adaptada não é fácil”, até em termos logísticos, mas revela a capacidade dos profissionais nele envolvidos, bem como a sua importância para os praticantes.

Também o secretário regional de Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas, classificou o projeto como de grande importância para a Região Autónoma da Madeira.

“Vem ao encontro de uma estratégia que vem sendo seguida pelo Governo Regional e pela Secretaria Regional da Educação e dos Recursos Humanos, no que diz respeito ao apoio que deve ser dado para tornar possível uma integração de todas as pessoas portadores de necessidades especiais”.

Apesar dos constrangimentos económicos que agora são impostos à área desportiva, o projeto “Farol para a Vida, Desporto sem Limites”, do Clube Naval do Funchal, é um bom exemplo da dinâmica e das parcerias que podem ser concretizadas para fomentar as atividades desportivas e de lazer.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest