Deco sensibiliza para a problemática do endividamento

Para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a DECO abre as portas dos simuladores de crédito.

A DECO abre as portas dos simuladores de crédito, até ao final deste mês. Pretende-se sensibilizar os consumidores para a problemática do sobreendividamento, ajudando-os na escolha do melhor banco para comprar casa ou outros bens com recurso ao crédito.

Quem já tiver empréstimos, pode também recorrer aos simuladores para negociar melhores condições junto do(s) banco(s).

O número de consumidores sobreendividados que recorre aos Gabinetes de Apoio ao Sobreendividado aumentou significativamente (737, em 2005, contra 573, em 2004). Há cada vez mais famílias com dificuldade em pagar as suas dívidas junto de bancos e de outros credores, como empresas de fornecimento de eletricidade, gás e água.

As investidas publicitárias de alguns bancos e sociedades financeiras para aquisições a crédito (SFAC), que prometem créditos com prestações suaves sem considerarem a taxa de esforço do consumidor, não são certamente alheias a esta problemática. Revela-se, por isso, premente a implementação legislativa de medidas de prevenção.

Celebrar este dia é também apontar os principais problemas que têm sido o seu “cavalo de batalha” e que urgem ser resolvidos. Esta associação recebe diariamente centenas de pedidos de informação e reclamações de consumidores que vêm os seus direitos desrespeitados.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB