População mais esclarecida

O conhecimento sobre TDT é muito elevado e continua a crescer no interior do País.

Na sequência do vasto conjunto de ações de comunicação levadas a cabo sobre TDT, existe um elevado nível de conhecimento sobre a televisão digital, mesmo junto das famílias de classe social mais baixa, que vivem no interior e que ainda não se prepararam para a televisão digital.

A ANACOM tem feito com regularidade inquéritos junto da população, desde novembro, para acompanhar a evolução do processo de migração que revelam isso mesmo.

Assim, um inquérito realizado pela Marktest para a ANACOM, no início de fevereiro, revela que 96% da população portuguesa conhecia ou já tinha ouvido falar na TDT, contra 94,8% em janeiro e 92,5% em dezembro.

Aquele valor sobe para 97,5% no universo de pessoas que se afirmam preparadas para receber TDT; e é também bastante elevado, 91,8%, entre os que ainda não estão preparados para receber TDT. Mesmo neste caso o nível de conhecimento tem vindo a aumentar, em janeiro era de 90,1% e em dezembro de 88,6%.

Na faixa litoral, 95,6% da população conhece ou já ouviu falar de televisão digital. No resto do País esse valor sabe para 97,4%, contra 93,2% em janeiro.

Por classes sociais, esse conhecimento é mais elevado na classe alta e média alta com 97,8%, mas mesmo na classe média baixa/baixa é bastante elevado, 95,5%.

No que respeita ao conhecimento do fim da emissão televisão analógica: na faixa litoral 90,7% dos inquiridos afirmam conhecê-lo; valor que sobe para 95,2% no resto do País.

Também ao nível da preparação para receber TDT, por parte dos lares sem televisão paga, a evolução é favorável, mais 16 pontos percentuais que em janeiro.

Por classes sociais, a classe média é aquela em que maior percentagem de inquiridos se afirma preparada. Em termos de idades, a faixa dos 55/64 anos é a que regista o nível de preparação mais elevado.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest