Promover ‘não é desagregar’

Conceição Estudante defende que o destino Madeira deve ser promovido como um todo.

Conceição Estudante considera que o facto do concelho de Santana ter sido declarado pela Unesco Reserva Mundial da Biosfera é uma mais-valia para a promoção turística da Região.

A paisagem e a natureza são de facto os fatores que mais motivam a vinda de turistas à Madeira, bem com têm melhor avaliação da parte daqueles que nos visitam. Por isso, tudo o que possa corresponder a um reconhecimento internacional da qualidade desses recursos turísticos ligados à natureza têm um efeito multiplicador para a qualidade do destino”, realçou a secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, acrescentando “que tanto maior valor tiver o produto melhor ele pode ser vendido”.

No entanto, Conceição Estudante refere que não haverá verbas exclusivas para promover o concelho de Santana enquanto Reserva Mundial da Biosfera.

O dinheiro que haverá será o da promoção, o qual não é para desagregar. As verbas são para integrar na promoção todos os aspetos que possam ser valorizados e que possam dar valor ao destino no seu todo. Nós só temos a ganhar quando criamos mais-valias para o todo e não quando começamos a desagregar. A desagregação é muito pequena, não tendo força suficiente para se afirmar enquanto individualidade”, afirmou a governante.

A secretária regional destacou, ainda, a promoção realizada pelos municípios, nomeadamente os localizados na zona norte da ilha. “Este concelhos estão a criar valor, enaltecer as ofertas, dar-lhes conteúdo e valorizar cada vez mais o património natural, ambiental ou histórico. Tudo isto vai somando e é no somatório desses valores individuais que nós vamos aumentar o valor global da Região”, frisou.

Conceição Estudante falava esta tarde em Santana, à margem do seminário “O contributo das Reservas da Biosfera para o desenvolvimento sustentável regional”. A referida iniciativa está integrada na X Reunião da REDBIOS – Rede de Reservas da Biosfera do Atlântico Este e Macaronésia, que decorre até ao próximo domingo.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB