Exposição recorda raid aéreo

Encontra-se patente, no Madeira Tecnopolo, uma exposição comemorativa dos 90 anos do raid aéreo Lisboa-Funchal.

De 23 de Março a 16 de Abril, o CIFEC – Madeira Tecnopolo recebe uma exposição da Marinha Portuguesa que pretende assinalar os 90 anos do Raid Aéreo Lisboa-Funchal.

No local, os visitantes poderão também apreciar uma réplica do hidroavião Felixtowe F.3, “Santa Cruz”, que fez o primeiro raid entre o Continente e a Madeira.

Para além de evocar a acção dos seus protagonistas, a exposição pretende igualmente dar a conhecer a importância que os instrumentos inovadores utilizados nesta viagem tiveram para o sucesso da travessia aérea do Atlântico Sul entre Lisboa e o Rio de Janeiro, realizada entre 30 de Março e 17 de Junho de 1922.

O Raid aéreo Lisboa-Funchal foi realizado a 22 de Março de 1921. Protagonizado pelos Oficiais da Marinha Gago Coutinho, Sacadura Cabral e Ortins Bettencourt, acompanhados do mecânico Roger Soubiran, a bordo do hidroavião Felixtowe F.3, este voo, o primeiro entre o Continente e a Madeira, foi o grande teste para a travessia do Atlântico, conseguida em 1922.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest