Gonçalves Zarco dá dicas para intervir nos casos de Bullying

Ação de sensibilização direcionada aos funcionários. Escola tem já uma equipa anti-bullying.

A Escola Gonçalves Zarco promoveu, hoje pela manhã, uma ação de sensibilização com o tema “Bullying, que intervenção?”.

O orador convidado, o psicólogo Armando Correia, da Direção Regional de Educação, procurou traçar o perfil do agressor e da vítima. Alguns aspetos importantes que podem ajudar os funcionários das escolas a identificar os casos de agressão.

“O agressor é normalmente um sujeito com baixa auto-estima, que tenta fazer valer o seu poder sobre os outros, que, no caso das escolas, apresenta fraco aproveitamento escolar, e que é normalmente mais velho que as vítimas”.

No que concerne às vítimas, o psicólogo alertou para comportamentos pouco assertivos, para indivíduos com poucas capacidades sociais, muito isolados e que, por tal, estão mais sujeitos a tentativas de intimidação.

Apesar de, à partida, serem características facilmente identificáveis, Armando Correia sublinhou que as vítimas e até os agressores podem se esconder atrás das relações com os outros. Daí a importância, nos vários estabelecimentos, de planos de prevenção e formação de grupos sociais entre os alunos.

Rui Caetano, presidente do Conselho Executivo da Escola Gonçalves Zarco, destacou, neste contexto, a criação de uma equipa anti-bullying, constituída por alunos da escola, após uma formação no Centro Comunitário de São Martinho.

“Esta equipa tem ido às turmas, tem formado, tem sensibilizado e nota-se que, a partir do momento em que começou a trabalhar, temos mais miúdos que vêm denunciar que têm sido alvos de bullying. Muitas situações não são, naturalmente, mas a partir daí conseguimos trabalhar com esses alunos e com os agressores”.

O responsável realçou, de igual modo, a importância destas ações de formação, junto daquelas pessoas que estão mais próximas dos alunos. É importante, acima de tudo, não esconder estes casos e promover uma maior abertura sobre estas temáticas.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”][fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest