Manuel António quer política agrícola adaptada à Madeira [VÍDEO]

Portugal espera mais 8% de verbas no âmbito da Política Agrícola Comum da Comissão Europeia.

Decorreu hoje, no auditório da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, a apresentação de propostas legislativas da Comissão Europeia para a reforma da Política Agrícola Comum. O objetivo de Portugal, bem como das regiões autónomas, é captar mais investimento ou, pelo menos, manter as dotações.

“A Madeira tem um interesse profundo neste dossier. Marcamos um objetivo de duplicar a produção até 2020. Temos hoje uma produção de 100 milhões de euros, mas queremos chegar aos 200 milhões de euros. Não é um objetivo fácil, mas é um objetivo alcansável”, contando com estes apoios europeus, observou Manuel António Correia, secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais.

Aumentar a exportação, simplificar os processos de candidatura e manter os apoios para a recuperação dos equipamentos hidro-agrícolas, uma área essencial para a agricultura madeirense, são outros dos propósitos do Governo Regional.

Outra das ideias, seja do governante regional, seja do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, é que o novo quadro comunitário da Política Agrícola Comum entre em funcionamento a 1 de Janeiro de 2014, sendo que as perspectivas são boas, na ordem dos 8% de aumento.

“Temos de começar a discutir já o próximo pacote financeiro”, explicou, destacando as reuniões já realizadas com os principais interessados, por forma a conseguir um documento de orientação, cujos traços gerais passam pela concentração da oferta, melhor funcionamento da cadeia alimentar, medidas mais simples e abrangentes, prioridade ao investimento, medidas de gestão de risco e desenvolvimento rural.

Acrescente-se que o quadro comunitário em vigor abrange cerca de 2.300 beneficiários na Madeira. A sessão de apresentação esteve a cargo de José Manuel Sousa Uva, da Direcção Geral da Agricultura da Comissão Europeia.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest