A importância de uma alimentação saudável

O excesso de peso e os maus hábitos alimentares são alguns dos fatores que potenciam o aparecimento de doenças cardiovasculares.

No sentido de alertar para a importância de uma alimentação saudável e inserido nas iniciativas do Mês do Coração, decorreu hoje, no auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior, uma palestra que teve como orador o nutricionista Bruno Sousa.

“As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e de morbilidade no nosso país e na nossa Região. Por isso, é necessário apostar-se na prevenção dessas doenças”, apontou Bruno Sousa.

O nutricionista referiu, ainda, que há grandes fatores de risco que elevam as taxas relacionadas com as doenças cardiovasculares. “O excesso de peso e a má alimentação, por exemplo, são alguns dos fatores que potenciam o aparecimento de doenças cardiovasculares”, sublinhou.

Desta forma, Bruno Sousa destacou a importância de uma alimentação com baixo teor de sal. “Habitualmente, consumimos o dobro da quantidade de sal que o nosso organismo precisa. Por outro lado, é preciso selecionar também o tipo de gorduras que utilizamos. Sabemos que há gorduras que são mais saudáveis do que outras. É preciso ajudar as pessoas a optarem por uma alimentação que seja mais equilibrada para proteger o coração e as artérias”, transmitiu.

Assim, o orador frisou que as pessoas devem evitar os alimentos que tenham um elevado teor de gordura saturada e de colesterol. “Não se deve, por exemplo, consumir a carne mais vermelha, as manteigas, as natas, as margarinas e as gorduras das carnes”, apontou, acrescentando que os vegetais e as carnes brancas são alimentos aconselháveis.

O nutricionista mostrou-se também preocupado com a obesidade infantil. “Os fatores de risco para as doenças cardiovasculares já começam desde a infância. Sabemos que todo este processo aterosclerótico inicia-se já na vida fetal. Por isso, é importante, desde cedo, termos cuidado com a nossa alimentação”, advertiu.

Para além de uma alimentação saudável, Bruno Sousa destaca que o exercício físico também é fundamental para prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest