“Livro Branco da Juventude” em debate

Cerca de meia centena de jovens, que irão propor ideias nas áreas da  Mobilidade, Cultura, Inovação, Criatividade e Associativismo.

Decorre esta manhã, no Colégio dos Jesuítas, o seminário “Livro Branco da Juventude – Mobilidade, Cultura, Inovação, Criatividade e Associativismo”. Trata-se de uma iniciativa dirigida a jovens madeirenses e que pretende reunir, através da realização de diversos workshops, os contributos destes para o “Livro Branco da Juventude”.

“’O Livro Branco da Juventude’ é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude que pretende conceber um documento nacional que defina uma estratégia global e um plano de ação na área da Juventude, a partir dos contributos dos jovens portugueses. A conclusão final do documento terá lugar no dia 17 de Maio, em Lisboa”, explicou o secretário regional da Educação e Recursos Humanos, esta manhã na sessão de abertura do seminário.

Assim,  e tendo em vista a elaboração do “Livro Branco da Juventude”, os jovens têm sido envolvidos num processo de consulta através de múltiplos canais, nomeadamente a plataforma online e seminários regionais em todos os distritos de Portugal Continental e Ilhas.

“No seminário de hoje, os jovens participantes terão a oportunidade de dar o seu contributo em três áreas temáticas nos workshops de ‘Mobilidade’, ‘Cultura, Criatividade e Inovação’ e ‘Associativismo’, os quais serão dinamizados por especialistas nas referidas áreas”, frisou Jaime Freitas.

O governante apontou ainda que o “Livro Branco” surge na mesma linha de orientação dos “Livros Brancos” que a Comissão Europeia publica e que contêm propostas de ação comunitária em matérias específicas, como a juventude, as alterações climáticas, os transportes, o consumo, entre outros temas de interesse juvenil, e que “podem dar origem” a um programa de ação da União Europeia no setor da juventude.

Refira-se que estava prevista a presença no seminário do secretário de Estado da Juventude e Desporto, o qual não pode comparecer “por razões pessoais”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest