PT – Polis: Jovens continuam a ser o motor da sociedade

Projecto conclui que, apesar das dificuldades, os jovens são parte essencial do processo democrático.

Decorre hoje, na Pousada da Juventude Quinta da Ribeira, no Funchal, um seminário sobre o Projecto PT – Polis. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Bracara Augusta, entidade gestora da Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude, que tem percorrido todas as capitais de distrito e regiões autónomas.

O objectivo fundamental deste projecto é dotar os jovens de uma percepção sobre a democracia, as organizações democráticas nacionais e europeias e como os jovens se podem envolver enquanto cidadãos na construção democrática e em projectos europeus de juventude”.

Nuno Barreto, um dos responsáveis pelo PT – Polis, adiantou que o momento actual não é fácil, mas que os jovens vão continuar a ser o motor da sociedade. “Somos a juventude mais bem preparada, mas também a geração mais desencantada. As expectativas não são as melhores, o contexto nacional e europeu não as têm permitido, mas há uma mensagem de esperança”.

Na Região Autónoma da Madeira, último local por onde passa a iniciativa, que também pretende projectar a imagem de Braga, os jovens participantes estudaram formas de intervenção na sociedade, aspectos do empreendedorismo e alternativas as dificuldades da actual conjuntura económica e social.

Jaime Freitas, secretário regional de Educação e Recursos Humanos, participou na sessão de abertura do Projecto PT – Polis, lembrando que esta semana foi recheada de eventos que dão voz activa à juventude. “Para que os jovens possam, na primeira pessoa, falar dos seus problemas, das suas aspirações e de como gostariam de ver possibilitado o exercício de participação política”.

Não obstante as dificuldades conhecidas de todos, com destaque para o desemprego verificado entre os jovens madeirenses, o governante disse acreditar na capacidade de empreender.

“Não acredito que os jovens atirem a toalha ao chão e desistam. Acredito que vamos encontrar soluções para uma melhor realidade no futuro. As medidas concretas vão surgir e até na sequência destes debates”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]


PUB