Alertas durante a Semana Mundial do Ritmo Cardíaco

Atividades de sensibilização de 21 a 27 de Maio. Uma em cada 4 pessoas vai desenvolver uma arritmia na vida.

A Associação Bate Bate Coração é uma das mais de 50 organizações que, por todo o mundo, apoiam a Semana Mundial do Ritmo Cardíaco, que terá lugar entre os dias 21 e 27 de Maio de 2012.

«O Seu Coração nas Suas Mãos» é o lema da campanha de sensibilização deste ano. O objetivo é motivar as pessoas a reconhecer os sintomas das alterações cardíacas e esclarecer quando devem procurar mais apoio junto de profissionais de saúde.

“1 em cada 4 pessoas irão desenvolver ao longo da sua vida uma alteração do ritmo cardíaco, potencialmente fatal”, alerta o cardiologista Carlos Morais, presidente da Associação Bate, Bate Coração, sendo que as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal e uma parte significativa delas é por arritmias cardíacas.

Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais quando não tratada. A falta de informação é um dos principais fatores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.

Embora exista uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença cardiovascular, a sua prevenção é alcançável, por todos, desde que tenham um estilo de vida saudável e adequado a si próprio. Um estilo de vida saudável exige atividade física, uma alimentação saudável, controlar o peso corporal e gerir o stress.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest