Campeões Mundiais

A seleção portuguesa sagrou-se campeã mundial no II Campeonato do Mundo de Atletismo para atletas com síndrome de Down.

O II Campeonato do Mundo de Atletismo para atletas com síndrome de Down, que se realizou no Estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo, foi tempo de “intensa atividade desportiva num clima de competitividade, natural, mas também de solidariedade, companheirismo e alegria”.

Estas foram as palavras da Secretária Regional da Educação e Formação, falando, na noite deste domingo, na Praia da Vitória, no encerramento daquela competição, que contou com a presença de 12 países, num total de 150 participantes.

Cláudia Cardoso acrescentou que o evento “fez história na Região Autónoma dos Açores e história na atividade desportiva adaptada”.

A governante felicitou os vencedores, mas endereçou também parabéns “a todos os outros atletas e técnicos, de todos os outros países participantes, porque todos superaram obstáculos para chegar aqui”, e todos “combateram e venceram” o preconceito e o estigma e, “ao fazê-lo, deram-nos uma lição de vida”.

Cláudia Cardoso reiterou a satisfação do Governo por este evento ter sido organizado na Região e considerou-o “um marco essencial no desenvolvimento desportivo açoriano, e em particular no desenvolvimento do desporto adaptado”.

Sobre o desporto adaptado nos Açores, a governante disse que o executivo açoriano está ciente da sua importância e, por isso, incluiu no programa do Governo a concessão de apoios para a aquisição de material específico ou para a formação de recursos humanos, “o que permitiu, como todos certamente reconhecerão, dotar os núcleos que desenvolvem atividade regular na Região, na vertente da promoção da atividade física e na vertente competitiva, de melhores condições para a sua prática”.

A cerimónia de entrega de prémios desta competição mundial decorreu na zona da marina da Praia da Vitória.

Recorde-se, ainda, que a atleta açoriana Maria João Silva, da ilha do Pico, se sagrou campeã mundial em três provas de marcha: 1.500 metros, 800 metros e 4×400 metros.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest