Crise fomenta exploração sexual infantil

A ex-provedora da Casa Pia alerta que a atual situação económica poderá contribuir para o reaparecimento dos “meninos das caixinhas”.

“Uma das piores formas de exploração do trabalho infantil é a prostituição, sendo que as zonas turísticas são naturalmente apetecíveis pelos exploradores sexuais. Admito que aqui na Madeira se não estivermos todos muito atentos e se não prepararmos os miúdos para este facto o perigo será grande. Mais vale comer pão com uma raspa de manteiga do que comer mariscos e beber cervejas dando o corpo em troca”, apontou Catalina Pestana.

Aquela responsável alertou ainda que a prostituição faz com que a autonomia interior da criança fique em causa. “As crianças nunca mais recuperam. Elas podem aparentemente ter crescido, mas emocionalmente o traumatismo fica lá para o resto da vida e qualquer coisa vai falhar em qualquer momento”, salientou.

Catalina Pestana vincou também que a Rede de Cuidadores de Crianças “está extremamente preocupada” com o problema do turismo sexual. “Dantes o turismo sexual fazia-se para as Áfricas e para o Oriente. Neste momento, com as guerras no Médio Oriente e com as guerras nas várias Áfricas eles aproveitam a crise para a exploração sexual”, observou.

“Um país que não cuida dos seus jovens e das suas crianças não tem futuro. Quando estes senhores jovens, que são poder agora, forem da minha idade e se continuarem a não dar importância aos problemas que hoje em dia as crianças têm terão uma triste velhice”, acrescentou.

A ex-provedora da Casa Pia foi uma das oradoras convidadas do colóquio intitulado “Os direitos das crianças numa sociedade em Crise”, o qual decorreu esta tarde no Parque de Santa Catarina. A referida iniciativa, integrada no Dia Mundial da Criança e organizada pela Rede de Cuidadores de Crianças, contou ainda com a participação de Edgar Silva, Rui Nepumeceno e Álvaro de Carvalho.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest