Conta de 2010 reflete ‘colapso financeiro’

O CDS/PP acusa o Governo Regional de insistir numa política de investimentos públicos sem critério.

Lino Abreu denunciou hoje, em conferência de imprensa, que o Relatório e Parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta da Região relativa a 2010 é o “reflexo da má governação” do Governo Regional, o qual tem optado por uma política de despesismo, em vez de escolher “claras opções de investimento público seletivo e rigoroso, baixando também a carga fiscal das famílias e das empresas”.

“Constatamos uma conta que demonstra um colapso financeiro, sem estratégia, sem uma visão económica, com mais despesa, mais engenharia financeira, mais endividamento e mais opções de investimento sem rentabilidade e sem utilidade”, frisou o deputado do CDS/PP.

Lino Abreu acusou, ainda, o executivo liderado por Alberto João Jardim de “insistir” numa política de investimentos públicos sem critério, facto que “agrava a necessidade de inverter tudo aquilo que foi feito em termos de investimento público”.

Na análise ao parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta da Região de 2010, o deputado centrista vincou, também, que o relatório refere que a Madeira aumentou a dívida direta e indireta e ultrapassou o endividamento autorizado em mais de 100 milhões de euros, sendo que ao saldo apurado para a região nesse ano “correspondia uma necessidade líquida de financiamento de 1,19 mil milhões de euros, situando-se o valor da dívida em 3.110 milhões de euros”.

“Temos uma conta que ocultou dívida; omitiu encargos assumidos e não pagos; sobre-avaliou as suas receitas em mais 477 milhões; aumentou a despesa corrente em 11,5% na ordem dos 40 milhões de euros em relação ao mesmo período; aumentou a dívida direta e indireta; e ultrapassou o endividamento autorizado em mais 100 milhões de euros. A dívida financeira do setor público empresarial ultrapassou já os seus 1,7 mil milhões de euros”, frisou Lino Abreu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest