“Capela das Babosas” precisa de 400 mil euros para se erguer [VÍDEO]

O projeto arquitetónico da nova capela de Nossa Senhora da Conceição precisa de 400 mil euros para que as obras arranquem.

Foi apresentado esta tarde, no Monte, o projeto da Capela de Nossa Senhora da Conceição – “Capela das Babosas” – que ficou totalmente destruída com a aluvião de 20 de fevereiro de 2010.

O projeto arquitetónico da nova capela pertence a equipa de projetistas dos “MSB Arquitectos” tendo sido efetuado um concurso pela Diocese do Funchal para o qual concorreram quatro gabinetes de arquitetura como explicou o pároco do Monte Giselo Andrade.“O projeto foi lançado por uma equipa da diocese do Funchal que chegou a conclusão que era necessário um concurso de ideias para chegar a um projeto final. A avaliação foi de diversos itens e a MSB foi o projeto vencedore”, adiantou o pároco.

O projeto da nova capela vai localizar-se exatamente no mesmo sítio da antiga capela sendo que a plataforma e o acesso da capela irão manter-se como referiu o arquiteto Bruno Martins, “quisemos manter a plataforma que existia, mas quisemos que a nova igreja se elevasse de forma que se pudesse relacionar com o cenário das montanhas que está atrás”, apontou.

A escala vai ser a mesma da antiga capela e tal como antigamente existirá uma escadaria que fará o acesso ao largo para o adro. Do ponto de visita conceptual a capela será construída em vários triângulos que simbolizam a Santíssima Trindade e simultaneamente a chama de uma vela num sinal de esperança.

Em declarações comunicação social o pároco Giselo Andrande referiu que o projeto ficou orçado em 400 mil euros, valor que não pode ser ultrapassado. Para a obra avançar será necessário financiamento privado de entidades e pessoas individuais, que na altura do aluvião prometeram ajudar, caso do comendador Joe Bearardo. É com pessoas, entidades e empresas que a paróquia do Monte irá contar para erguer a nova Capela das Babosas. De referir que a paróquia vai estabelecer contactos com as pessoas que no 20 de Fevereiro de 2010 se predispuseram a ajudar financeiramente, daí que ainda não exista uma data para o início da obra.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest