Comunidade Judaica nos EUA vai formar Associação de Amigas da Sinagoga em Ponta Delgada

A comunidade judaica nos Estados Unidos vai formar uma Associação de Amigos da Sinagoga de Ponta Delgada que terá como objetivo contribuir para a valorização do edifício.

 A formação de uma Associação de Amigos da Sinagoga de Ponta Delgada, nos Estados Unidos, ficou decidida num encontro organizado, em Fall River, pelo Senador Michael Rodrigues, entre a comunidade judaica norte.americana e a Câmara Municipal que, como se sabe, lidera o processo de musealização da antiga Sinagoga de Ponta Delgada, um dos mais antigos edifícios do género que, ainda, subsistem no país.

A autarquia de Ponta Delgada, que tem vindo a estabelecer diversos contactos com a sociedade civil, empresários no sentido de recolher os apoios de todos os interessados por este projeto, fez-se representar no encontro realizado nos Estados Unidos por uma comitiva liderada pelo seu Vice-Presidente, José Manuel Bolieiro, acompanhado pelo Vereador da Cultura, José Andrade, e pelo responsável pela Biblioteca Municipal e coordenador da Associação de Amigos da Sinagoga, em Ponta Delgada, José de Mello, que tem estado ligado ao processo desde o início.

Com a criação da Associação de Amigos da Sinagoga nos Estados Unidos, a comunidade judaica ali residente quer contribuir para a interpretação de documentos, ao mesmo tempo que vai proceder ao aprofundamento de conhecimentos sobre a história do legado judaico em Ponta Delgada, mas, sobretudo, divulgar a Sinagoga açoriana na América do Norte.

O Vice-Presidente, que foi o principal interlocutor da Câmara Municipal, no encontro de perguntas e respostas realizado com a comunidade norte-americana, identificou “um grande interesse da comunidade judaica pelo projeto apresentado para a recuperação da Sinagoga com a finalidade da sua musealização”. Afinal trata-se de todo um legado histórico dos judeus em terras açorianas que se pode constituir, do ponto de vista cultural, como atração turística, dentro da própria comunidade judaica nos Estados Unidos, como é o caso, mas, também, junto de um público mais amplo.

Recorde-se que o projeto de recuperação da Sinagoga não tem como fim o culto religioso, como confirmou, em 2009. Resulta de uma vontade manifestada por alguns dos representados da sociedade civil de Ponta Delgada que, ao longo de vários anos promoveu ações de sensibilização com o objetivo da defesa daquele património, da sua raridade e especificidade no contexto açoriano.

Recorde-se que o próprio Embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol, que esteve em Ponta Delgada para testemunhar a assinatura do protocolo de cedência do edifício, da Comunidade Israelita à Câmara para liderar o processo em cooperação com os vários parceiros interessados, congratulou-se com o facto de o Município estar a envolver-se na recuperação de um património que “será uma porta aberta à comunidade hebraica e a todos que queiram conhecer a sua história nos Açores”, referindo que a cidade açoriana deverá integrar a rede de cidades portuguesas com património judaico.

O interesse pela comunidade judaica norte-americana pela recuperação, como pólo cultural e turístico da Sinagoga “Sahar Hassamain”, teve como interlocutor o Senador Michael Rodrigues que em 2011 trouxe a Ponta Delgada um grupo de empresários que manifestou vontade em apoiar a Câmara Municipal no projeto de musealização do espaço fundado em 1836, no centro da cidade.

Também, em 2011, especialistas do Centro de Investigação de Estudos Judaicos da Universidade de Harvard, em Cambridge, Estado de Massachusetts, manifestaram interesse em apoiar a restauração dos artefactos que se encontram no edifício.

O encontro de esclarecimento sobre a Sinagoga de Ponta Delgada, com a apresentação do atual ponto de situação do projeto para a sua recuperação, em que foi pedida a participação da comunidade judaica para melhorar a proposta, foi o motico da visita do Vice-Presidente, José Manuel Bolieiro aos Estados Unidos.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”][fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest