IVBAM promove ações de esclarecimento

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) está a realizar diversas ações de esclarecimento relacionadas com a presente campanha vitivinícola.

As referida iniciativa têm como objetivo de prestar aconselhamento técnico em cada uma das fases da cultura da vinha, de modo a atingir elevados níveis de qualidade na produção de uva. Assim, e com o propósito de beneficiar todo o sector do vinho da Madeira, o IVBAM tem visitado regularmente os principais concelhos vitivinícolas da Região, designadamente: Câmara de Lobos; São Vicente; Santana; Calheta; e Porto Moniz.

Paralelamente, foi realizado em maio um encontro com os produtores de uvas do Porto Santo, tendo o IVBAM deslocado àquela ilha técnicos da Direção de Vitivinicultura para visitas aos campos e prestação de esclarecimentos e informações aos viticultores.

Estas ações de divulgação dirigidas aos produtores de uvas têm contado com a participação de um número significativo de viticultores nas sessões já decorridas, onde os técnicos do Instituto prestam informações sobre os tratamentos, as fertilizações e as adubações aconselhadas em cada uma das fases do desenvolvimento das vinhas.

As reuniões ocorridas têm também sido aproveitadas para divulgar junto dos viticultores os apoios existentes para a reestruturação e reconversão da vinha e as ajudas à produção de uvas de qualidade, vulgarmente conhecidos como POSEI Produção.

Iniciado em fevereiro, este programa de divulgação e apoio aos produtores de uvas tem previsto para semana que agora se inicia a IV Ação de Esclarecimento, subordinada ao tema “A produção de uvas com qualidade – do vingamento ao fecho dos cachos”.

Aberta a todos os viticultores interessados, esta ação visa prestar apoio técnico no âmbito das intervenções em verde, da adubação foliar e nos tratamentos de pragas e doenças como o oídio, o míldio e a podridão cinzenta.

Iniciada hoje no Estreito da Calheta, a ação vai continuar amanhã no Estreito de Câmara de Lobos, prosseguindo dia 20 em São Vicente, ambas as sessões marcadas para as 19h00. Os últimos dois dias da semana estão reservados para reuniões no Salão Paroquial do Seixal, na quinta-feira às 19h00, e no Museu da Vinha e do Vinho do Arco de São Jorge, na sexta-feira, às 18h00.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

 


PUB