Região aposta na formação de médicos

Jardim Ramos quer que a Madeira seja um “centro de excelência” de formação na área da medicina.

O objetivo, segundo explicou o secretário regional dos Assuntos Sociais, é a Região receber médicos de outros locais “para treino e atualização” em várias especialidades, conforme “aconteceu recentemente com o curso que foi levado a cabo pela Medicina Interna e que esgotou rapidamente o limite das inscrições”.

O governante, que falava hoje na sessão de abertura do Encontro “Conhecer para Socorrer”, destacou, ainda, que o Governo Regional está empenhado em continuar a promover a investigação e a inovação, visando o aumento gradual das competências.

Segundo referiu Jardim Ramos, os referidos objetivos irão ser alcançados através do aprofundamento de parcerias existentes com entidades externas; do apoio aos projetos de investigação como forma de dinamizar a atividade clínica; e do aprofundamento da articulação com a Universidade da Madeira e com outras instituições de investigação, no sentido de complementar a formação médica para o ensino superior de Medicina”, frisou.

O secretário regional vincou ainda que se irá “continuar a insistir” na formação de pós-graduados, mestrados e doutoramento, sublinhando que a aquisição de competências  e de conhecimentos é um fator decisivo para o sucesso.

Jardim Ramos recordou, ainda, que dentro em breve entrará em funcionamento o Centro de Simulação Clínica, uma “estrutura decisiva para o treino clínico daqueles que estão em formação, para os médicos que já têm currículo, mas que precisam, de forma continuada, estarem atualizados”.

O governante referiu, também, que as obras de ampliação e remodelação da Biblioteca do Hospital Dr. Nélio Mendonça permitirá que o espaço fique ligado online a bibliotecas de algumas faculdades de Medicina, com as quais a Região estabelecerá parcerias.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB