Alunos do Pico visitam Bruxelas

Um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico desloca-se esta semana a Bruxelas para uma visita de estudo.

Esta é uma iniciativa do Governo dos Açores, integrada nas celebrações do Dia da Europa, que permitirá a deslocação dos alunos Bernardo Oliveira, Isidro Garcia e Joana Pontes, do 11º ano, acompanhados pela professora Marlene Maciel.

Estes alunos foram os vencedores do concurso “Os Açores e a União Europeia””, cuja final decorreu no passado dia 9 de Maio, na Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, em São Miguel.

Na sua deslocação a Bruxelas, a equipa “Vulcões” de São Roque do Pico terá a oportunidade de visitar vários locais emblemáticos da capital belga, bem como as principais instituições relacionadas com a União Europeia, incluindo a Representação Permanente de Portugal na  UE, o Conselho, o Comité das Regiões, o Parlamento Europeu e a sede da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa.

A equipa “Vulcões” foi a finalista da ilha do Pico no concurso multimédia “Regiões Ultraperiféricas: a projeção da Europa no mundo”, uma iniciativa aberta à participação de alunos de todas as ilhas dos Açores, na qual a equipa do Pico foi igualmente distinguida com uma menção honrosa.

As comemorações do Dia da Europa, promovidas pelo Governo dos Açores através do Gabinete do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, decorreram este ano ligadas à temática das Regiões Ultraperiféricas, no âmbito da presidência dos Açores da Conferência das RUP e contaram com a presença de uma equipa finalista de cada ilha da Região Autónoma dos Açores.

Além da Sessão Solene, presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, as celebrações incluíram a final do concurso “Europa Quiz”, diversos momentos musicais e de teatro, bem como várias atividades lúdicas e de convívio entre os alunos das equipas finalistas provenientes das nove ilhas do arquipélago.

O prémio de uma viagem a Bruxelas, que este ano foi atribuído à equipa do Pico, tem por objetivo complementar o estudo e a informação adquirida pelos alunos na sua participação em ambos os concursos promovidos pelo Governo dos Açores, com o conhecimento direto, em Bruxelas, dos locais e instituições mais importantes da União Europeia, promovendo o sentimento de pertença e de participação dos jovens açorianos na União Europeia.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest