“O cancro não escolhe idades”

Núcleo Regional da Liga Contra o Cancro alerta para os comportamentos de risco. Largo da Restauração acolhe “IV Mercadinho Anual”.

O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove, até 14 de Julho, no Largo da Restauração, o “IV Mercadinho Anual”.

Isabel Aguiar, responsável pela iniciativa, sublinha que, apesar dos tempos serem de dificuldades financeiras, os madeirenses “não passam sem ajudar”.

Além de arrecadar verbas para as atividades desenvolvidas ao longo do ano, o objetivo principal deste mercado passa por alertar para as doenças oncológicas, bem como por promover uma partilha de experiências entre as pessoas que sofrem ou que convivem de perto com esta doença.

A presidente do Núcleo Regional da Madeira refere, no contexto da prevenção, que as famílias assumem um papel fundamental e que, concretamente junto dos jovens, devem saber “dizer não” e evitar, desde cedo, alguns comportamentos de risco. “O cancro não escolhe idades e aqueles que têm uma vida mais desregrada, mais tarde, vão pagar por terem abusado do seu corpo”.

Os interessados em passar pelo Largo da Restauração poderão contar com várias barracas com refeições, doces, salgados e bebidas e também com artigos usados e trabalhos feitos pelos doentes. Por outro lado, as pessoas que tiverem algo para doar, podem fazê-lo junto da organização do certame.

Isabel Aguiar admite que é cada vez mais complicado gerir as verbas e dar resposta a todos os pedidos de ajuda.

O Núcleo Regional tem um orçamento anual na ordem dos 300 mil euros, parte através de um protocolo com a Câmara Municipal do Funchal, que atribui um euro por cada tonelada de resíduos de embalagem que vão para reciclagem.

Acrescente-se que a Liga Portuguesa Contra o Cancro comemora, este ano, os seus 70 anos em Portugal. O Núcleo da Madeira, o mais jovem dos cinco núcleos, assinala 25 anos. Nestes dias, a juntar às atividades no Largo da Restauração, marcam presença na Expomadeira que decorre no Madeira Tecnopolo.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest