120 pessoas desalojadas

Os incêndios no concelho de Santa Cruz resultaram em 40 casas destruídas, tendo ficado desalojadas 120 pessoas, nas sua maioria das freguesias de Santa Cruz, Gaula e Camacha.

“Algumas casas estão parcialmente destruídas e outras estão totalmente destruídas. Neste momento, estamos a fazer a triagem do que é que consta esta destruição”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, esta tarde em conferência de imprensa.

José Alberto Gonçalves apontou, ainda, que algumas das casas poderão ser reconstruidas, pedindo, por isso, o apoio a nível de telhas, janelas, portas, tintas, eletrodomésticos, móveis e equipamentos de cozinha.

O edil aproveitou ainda para transmitir que o concelho tem recebido muito apoio, dando como exemplo a entrega de vários bens alimentares, os quais destinam-se a ajudar as vítimas afetadas pelos incêndios.

O presidente da câmara referiu, também, que já está a ser feita uma recolha de dinheiro para apoiar os Bombeiros Municipais de Santa Cruz, que ficaram com mangueiras e luvas destruídas.

José Alberto Gonçalves apelou ainda à população do concelho de Santa Cruz que seja contida no consumo de água, pelo menos até os níveis de água sejam repostos. Dado que os incêndios provocaram um acréscimo no consumo de água, o autarca “sossegou os munícipes” referindo que as “pessoas vão continuar a pagar a média que vinham pagando desde o início do ano”.

José Alberto Gonçalves disse, ainda, que a autarquia ainda está a estudar a hipótese de fazer ou não a declaração de calamidade para o concelho. O edil apontou que a referida declaração apresenta vantagens e desvantagens, dando como exemplo que alguns seguros têm uma clausula que excluem os apoios em caso de calamidade.

O edil avançou, ainda, que um grupo de voluntários, ajudado por militares e pelas Estradas da Madeira, já está no terreno a fazer a limpeza das acessibilidades.

(Vídeo dentro de instantes)

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB