Cultural Natura – viagem à Rocha do Navio [FOTOS]

O Clube Naval do Funchal levou a efeito, no passado sábado, mais uma iniciativa no âmbito do Mês do Mar, que decorre até 16 de novembro próximo.

RNavio_19Out13 (3)RNavio_19Out13 (11)RNavio_19Out13 (118)RNavio_19Out13 (113)Desta feita, o passeio Cultural Natura levou cerca de duas dezenas de convivas a visitar a reserva da Rocha do Navio, primeira reserva Mundial da Biosfera.

Com o tempo a ajudar a esta iniciativa do Naval e do Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM), com o apoio da Câmara Municipal de Santana, com uma manhã soalheira a tornar ainda mais bela aquela fajã junto ao mar do norte, pelas 10 horas o pequeno grupo dividiu-se entre os que optaram por descer pela vereda e os que decidiram-se pelo teleférico.

Para tornar o passeio mais aliciante e focar a atenção dos participantes nos diversos detalhes do espaço, realizou-se um concurso de fotografia, cuja a temática base versava sobre a paisagem natural e agrícola e ainda numa vertente do património natural, sobre a geologia, a flora e a fauna. A caça à foto foi momento de descontração para muitos, sendo que a descida na vereda, sempre sob a orientação dos vigilantes da natureza Gil Pereira e Carlos Clemente Abreu, levou cerca de 40 minutos, em passo lento num percurso seguro, com várias centenas de degraus.

A chegada junto ao mar permitiu a todos desfrutar de várias surpresas, quer em termos das veredas muito bem tratadas, quer das culturas agrícolas e até das casas recuperadas com telhados de colmo tradicionais de Santana, além de um velho lagar, outrora local de eleição para fazer vinho, hoje uma atração turística. Junto ao mar, na casa de apoio do PNM, o grupo foi simpaticamente recebido pela eng.ª Graça Mateus do SPNM que, fazendo as honras da casa e orientando os visitantes, possibilitou a recuperação de energias e o desfrutar de iguarias caseiras da zona norte, bem com de uma refrescante sidra local.

Na loja de merchandising, gerida pelo simpático voluntário da CMS, Miguel Camacho, os visitantes puderam contribuir com algum dinheiro, adquirindo alguns souvenires e assim trazer algo que perpetuasse a sua passagem pela aquela zona.

Estando em zona de reserva natural, o SPNM, através do seu vigilante da natureza, Gil Costa, proferiu uma pequena palestra elucidativa sobre a Rocha do Navio, momento para todos apreenderam mais sobre a natureza e sobre esta terra.

Ainda houve tempo para alguns mais destemidos se lançarem ao mar, que naquele sábado estava com ótimas condições, apesar do calhau não ter facilitado a entrada e saída de água. Mas foram algumas boas braçadas para refrescar os ânimos.

Pelas 13h30, os pedestrianistas encetaram subiram no teleférico, num percurso estimada em cerca de 4 minutos, podendo desfrutar de uma paisagem magnífica, terminando assim mais uma iniciativa do Mês do Mar. Nas próximas semanas realizar-se-ão outras iniciativas relacionadas com o nosso mar, num programa que pode ser consultado no site do Naval.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger