Entusiasmo compensa falta de vento no Torneio CGD

Prova estava inicialmente marcada para sábado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA O IV Torneio Caixa Geral de Depósitos contou com cerca de 70 velejadores que, apesar das condições climatéricas desfavoráveis, mostraram determinação e espírito de sacrifício. Depois de, no sábado, a organização, a cargo do Naval e da ARVM, ter decidido adiar as regatas, devido ao vento de intensidade entre os 0 e os 35 nós e de quadrante inconstante, no domingo verificou-se a quase total ausência de vento. Após horas de espera em terra, a frota fez-se ao mar por volta das 15 horas, onde aguardou cerca de uma hora, até que o vento surgiu com uma intensidade entre os 4 e os 10 nós do quadrante sul, o tempo suficiente para a realização de apenas uma regata. Oportunidade que os jovens velejadores agarraram com entusiasmo, principalmente os da classe Access 2.3. A frota da vela adaptada do Naval apresentou-se reforçada com mais elementos, o que tornou a competição mais animada, até porque há grande expetativa na participação no respetivo Campeonato Nacional, agendado para meados de julho, na Horta (Açores). O triunfo foi discutido entre os velejadores mais experientes, tendo António Nóbrega superado António Calaça, destacando-se o 3.º lugar alcançado por Duarte Veríssimo, um dos novatos da equipa navalista.

001OLYMPUS DIGITAL CAMERANa classe Optimist Infantil, Daniel Franco garantiu o triunfo, tendo sido secundado por velejadores do Naval, Gonçalo Gomes e João Relvas. A Optimist Juvenil foi a mais participada, com 25 atletas, não fosse esta a 2.ª prova de Apuramento Regional ao Campeonato de Portugal de Juvenis. Realce para o triunfo de Alivar Cardoso (Naval), que se superiorizou ao seu colega de clube Pedro Abreu, enquanto Luís Fernandes (ICSC) terminou no 3.º lugar. Nos femininos, a mais rápida foi Inês Freitas, também do Naval. Na Laser 4.7, a vitória foi de Alexandre Casimiro (Naval), que subiu ao pódio ladeado pelo navalista Luís Fraga e Francisco Monteiro (ICSC), 2.º e 3.º classificados, respetivamente. A Laser Radial teve uma dupla do Naval nos primeiros lugares, Lourenço Cardoso e Francisco Correia, com o Iate Clube de Santa Cruz a marcar posição no pódio através de Francisco Gouveia, no 3.º posto. Nas pranchas à vela, Rodrigo Ferreira (CTM) velejou sozinho na Bic Techno Infantil, enquanto na Bic Techno Juvenil foi Matilde Freitas a impor respeito ao resto da frota masculina, tendo os navalistas Ricardo Sousa e Tiago Sousa, 2.º e 3.º classificados, respetivamente, ladeado a velejadora do CTM no pódio. Na Bic Techno Júnior, vitória de Artur Marques (Naval), seguido de Margarida Rodrigues (CTM), enquanto na Raceboard Frederico Nunes venceu o duelo frente ao seu colega do CTM João Gomes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA entrega de prémios desta 4.ª prova do Campeonato da Madeira de Vela Ligeira – Brisa, decorreu na Quinta Calaça, e contou com presença de Sérgio Jesus, presidente da ARVM, e Francisca Perry Vidal, diretora da Caixa Geral de Depósitos.

[twitter style=”vertical” float=”left”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest