Portugueses entre os europeus com maior consciência ecológica

74% declaram que utilizariam mais a viatura se esta poluísse menos. Um valor acima da média europeia que se situa nos 68%.

conducaoA propósito do Dia do Ambiente que se celebra amanhã, o Observador Cetelem revela dados de um estudo que demonstra que os portugueses estão entre os europeus com maior consciência ecológica: 74% declaram que utilizariam mais a viatura se esta poluísse menos. Um valor acima da média europeia que se situa nos 68%.

O mesmo estudo indica que 59% dos Europeus pensam que as viaturas são a causa principal da poluição. Os Portugueses têm uma perceção menos agravada da responsabilidade dos automóveis na poluição (57%), à semelhança dos Alemães (46%) e dos Turcos (51%). No estudo, denota-se uma progressão desta convicção nos consumidores europeus quando comparados com os resultados obtidos em 2009 (49%, -10 pontos do em 2014).

Na análise por género, a comparação entre homens e mulheres demonstra que as mulheres são as mais preocupadas com o futuro das gerações vindouras e associam com maior frequência as viaturas à poluição. Portugal segue a tendência Europeia com 61% das mulheres a afirmarem que estão convencidas de que as viaturas são a causa principal da poluição, contra apenas 54% dos homens (+7 pontos, a média Europeia situa-se nos 62% nas mulheres e 55% nos homens).

Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de novembro de 2013, em oito países da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Turquia), com amostras representativas das populações nacionais (pelo menos 600 pessoas por país), num total de 4.830 pessoas questionadas pela Internet.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest