SESARAM está a “falhar em toda a linha”

O Sindicato dos Enfermeiros está a preparar uma jornada de luta para a segunda quinzena de Setembro.

juan carvalhoO Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira adianta que a carência de profissionais de enfermagem no Serviço Regional de Saúde é “crónica” e que tal facto coloca em causa a “segurança dos utentes” e a “qualidade dos serviços”. Nesta época de verão, quando há naturalmente mais funcionários de férias, a situação torna-se ainda mais caótica.

Juan Carvalho lembra que, entre 2008 e 2014, o SESARAM perdeu mais de 300 enfermeiros. “Estamos a falar de enfermeiros que emigraram e de outros que se aposentaram. Pessoas que começaram a fazer contas e decidiram que era melhor deixar funções. E, para além disto, vemos também nos vários serviços, ao nível do hospital e ao nível dos centros de saúde, uma maior afluência de utentes”.

Numa análise geral, continua este responsável, podemos dizer que a saúde na Madeira está a funcionar com “profissionais de enfermagem sobrecarregados”, que não têm os “devidos tempos de descanso” e que estão constantemente a ser “alvo de represálias” do Governo. Na segunda quinzena de Setembro, e no seguimento das reivindicações de longa data, está prevista uma “jornada de luta” que, mais do que chegar ao SESARAM, pretende alertar a população para os riscos que corre.

“Há a ideia de concertar estratégias com outros sindicatos que tenham trabalhadores na área da saúde. A ideia que está posta sobre a mesa, para já, é uma jornada de luta de dois dias, não invalidando outros processos que venham a ser necessários decidir em conjunto com outros profissionais”.

Juan Carvalho recorda, neste contexto de jornadas de luta e greves, que o SESARAM promete muita coisa e depois não cumpre. A prioridade tem sido “dar nas vistas com obras de fachada” e não a criação de condições para os profissionais de enfermagem, nomeadamente ao nível da actualização salarial. “Esta Secretaria, com este secretário, e este SESARAM estão a falhar em toda a linha”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [fbshare type=”button”]


PUB