Produção de energia elétrica na Madeira aumentou 1,7%

Nos primeiros nove meses de 2014.

ecoA produção de energia elétrica, estimada a partir dos dados de emissão de energia elétrica fornecidos pela Empresa Eletricidade da Madeira (EEM) aumentou 1,7% nos primeiros 9 meses de 2014, em termos homólogos. Analisando o mix de produção da energia elétrica emitida no período em referência – cujo total rondou os 642,5 Gigawatt hora (Gwh) – observamos que, comparativamente ao período de janeiro a setembro de 2013, assistiu-se a uma maior preponderância das fontes eólica e hídrica, em detrimento da fonte térmica, pois enquanto esta caiu 1,1%, as duas renováveis registaram crescimentos de 9,3% e 7,2%, respetivamente. Não obstante, a principal fatia (cerca de 72%) da energia total emitida proveio de fonte térmica.

Segundo os dados analisados pela Direção Regional de Estatística, a variação homóloga observada na produção de energia no 3º trimestre de 2014 (+1,4%) traduz a continuidade de uma tendência já manifestada nos dois trimestres anteriores (no qual se haviam registado crescimentos de 1,5% e 1,9%, respetivamente).

De realçar ainda a produção de energia térmica com recurso ao gás natural, que atingiu, no 3º trimestre deste ano, uma fatia de 15,8% do total do mix de produção.

[twitter style=”vertical” float=”left”]  [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]    [fbshare type=”button”]

 

Pin It on Pinterest