Vinho Madeira continua a crescer no mercado português

À semelhança de anos anteriores, os Vinhos da Madeira estarão representados na feira Essência do Vinho 2015, que decorre de 26 de Fevereiro a 1 de Março, no Palácio da Bolsa no Porto.

madeiraO Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP (IVBAM, IP – RAM) conjuntamente com as empresas do sector, entre os dias 25 de Fevereiro e 4 de Março, marcam presença em diversos eventos, para promoção do Vinho Madeira, quer na cidade de Lisboa quer na cidade do Porto.

À semelhança de anos anteriores, os Vinhos da Madeira estarão representados na feira Essência do Vinho 2015, que decorre de 26 de Fevereiro a 1 de Março, no Palácio da Bolsa no Porto. Neste evento, destinado a profissionais do sector e público em geral, que contará com a presença de cerca 350 produtores de vinho, nacionais e estrangeiros e onde estarão mais de 3.000 vinhos em prova, a Madeira far-se-á representar com mais de 20 tipos de Vinho Madeira das empresas exportadoras: Henriques & Henriques, Vinhos S.A., Vinhos Barbeito (Madeira), Lda., H. M. Borges, Succrs., Lda. e Justino’s – Madeira Wines, S.A. E no que se refere aos Vinhos Tranquilos, Octávio Ascensão e Seixal Wines serão as empresas presentes neste evento que darão a conhecer os seus vinhos brancos e tintos.

O Vinho Madeira estará também presente num jantar, no dia 26, no restaurante Cafeina no Porto, através de harmonização com alguns dos pratos a serem servidos. Este jantar é promovido pela organização da Feira e será dirigido a jornalistas, chefs, sommeliers, críticos e líderes de opinião.

A finalizar este périplo por Portugal Continental, o IVBAM, estará presente, uma vez mais, na 20ª edição da feira SISAB (Salão Internacional do Vinho, do Pescado e Agroalimentar) que se realizará de 2 a 4 de Março, no Pavilhão Atlântico em Lisboa. Este certame, que se assume como a maior mostra de empresas portuguesas de exportação, é dedicado exclusivamente à promoção e divulgação do que melhor se faz em Portugal. É dirigido para profissionais Portugueses e de diversos países do mundo e nesta edição contará com uma presença de cerca de 600 empresas expositoras, 5.000 produtos gourmet e espera-se a visita de 1.500 compradores internacionais, oriundos de 90 países. Os mercados emergentes, com destaque para a Rússia e para os PALOPS e Brasil, são uma grande aposta desta feira.

Em termos económicos o consumo de Vinho Madeira em Portugal Continental representou, em 2014, cerca de 556.555,60 euros, traduzindo-se em 68.781,10 litros, tendo-se verificado, respetivamente, um crescimento de 66,2% e de 48,7% em comparação ao ano de 2013. A participação nestas feiras é cofinanciado em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]