INE confirma crescimento económico de 0,9%

Em 2014, a procura interna registou um aumento de 0,2% em termos reais, após ter registado uma diminuição de 2,3% no ano anterior.

indexO Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje um crescimento económico de 0,9% em 2014. De acordo com a segunda estimativa das contas nacionais, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou em termos reais 0,9% no ano passado, depois de ter diminuído 1,4% em 2013, um comportamento que foi determinado sobretudo pela procura interna.

Em 2014, a procura interna registou um aumento de 0,2% em termos reais, após ter registado uma diminuição de 2,3% no ano anterior, sendo que, em termos de contributo para a variação do PIB, este indicador passou de um contributo de -2,4 pontos percentuais em 2013 para os 2,0 pontos percentuais no ano passado, “uma recuperação do consumo privado e, em menor grau, do investimento”.

Quanto à procura externa líquida, depois de em 2013 ter apresentado um contributo positivo de um ponto para a variação do PIB, no ano passado registou um contributo negativo de -1,1 pontos percentuais, “refletindo um crescimento mais intenso das importações de bens e serviços relativamente ao observado nas exportações”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest