Empresas portuguesas esperam aumento de 2,5% das exportações

O Instituto Nacional de Estatística divulga hoje os resultados do Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens (IPEB) realizado em novembro de 2014.

fotooO Instituto Nacional de Estatística divulga hoje os resultados do Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens (IPEB) realizado em novembro de 2014. Este inquérito visou obter informação sobre as expetativas de variação nominal das exportações das empresas para 2015, assim como obter estimativas, ainda antes do fim do ano de 2014, da variação nominal das exportações nesse ano.

Os dados mostram que as perspetivas das empresas exportadoras de bens apontam para um aumento de 2,5% das suas exportações em valor em 2015, face a 2014 (+4,7% no Comércio Extra-UE e +1,7% no Comércio Intra-UE). Quando se exclui a componente de Combustíveis e lubrificantes, perspetiva-se um aumento nominal de 2,8% no Comércio Internacional (+5,8% no Comércio Extra-UE e +1,9% no Comércio Intra-UE).

O INE adianta ainda que por Grandes Categorias Económicas destacam-se as expetativas de diminuição das exportações, para o mercado Intra- UE, de Material de transporte e acessórios (-0,4%) e de Produtos alimentares e bebidas (-0,3%). No mercado Extra-UE, é de salientar o crescimento esperado de 9,2% nas exportações de Máquinas, outros bens de capital e seus acessórios.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest