Cáritas Portuguesa doa 25 mil euros para a população do Haiti

A Cáritas Portuguesa vai apoiar com um donativo de 25 mil euros a população do Haiti, que sofreu mais uma vez as consequências da fúria da natureza. No passado dia 4 de outubro, o furacão Matthew deixou as suas marcas: mais de 15.500 foram evacuadas das suas casas e 350.000 necessitam de ajuda humanitária.

O Diretor da Cáritas do Haiti, o Padre Jean Hervé François, descreveu os seus efeitos no sul do país como sendo “catastróficos”. Milhares de pessoas estão atualmente em abrigos temporários, com difícil acesso a alimentação e perderam todos os seus bens. As que se mantem nas suas casas estão sem condições mínimas de seguranças devido aos danos causados e à natureza das habitações. A Cáritas do Haiti tem prestado todo o apoio que lhe é possível com a distribuição kits de alimentação, refeições quentes, abrigos e artigos de higiene nas comunidades atingidas.

A Cáritas Portuguesa desenvolveu já vários “projetos de apoio” às pessoas afetadas pelo terramoto que em 12 de janeiro de 2010, atingiu também o Haiti, provocando nessa altura 230 mil mortes.

Em 2010 foram apoiados projetos de ajuda humanitária de emergência e reabilitação, com a compra de 6000 tendas para abrigo temporário à população afetada, o apoio alimentar a 800 pessoas e a aquisição de 10 depósitos de água temporários.

Em 2011, e para garantir a reinserção social e laboral das famílias afetadas pelo terramoto em Cité Militaire, a Cáritas Portuguesa apoiou a construção de Centro Técnico de Formação Profissional.

Três anos depois do terramoto, existia ainda um milhão de pessoas com necessidade de ajuda humanitária, que incluía 358 mil pessoas a residir em campos para desalojados. Nessa altura, em 2013, a Cáritas Portuguesa reforçou o seu compromisso com o Haiti, com a reconstrução de 20 habitações em Cabaret Léogâne, em parceria com a Cáritas da Suíça. Além disso, participou também na reconstrução de infraestruturas na paróquia St. Jude à Grande Savanne.

Estes apoios perfizeram um total de cerca de 1 milhão de euros, fruto da campanha de angariação de fundos “Cáritas ajuda Haiti”.

Pin It on Pinterest