Direção Regional da Cultura assinala Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

A Direção Regional de Cultura, através da Direção de Serviços de Museus e Património Cultural, decidiu assinalar o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja com o projeto “Obra Convidada”.

Tendo em conta o tema escolhido para a efeméride deste ano -“(Re)Ver a Arte Cristã” – amanhã, dia 21 de outubro, pelas 18 horas, o Museu Quinta das Cruzes será palco para a abertura da exposição Arrependimento Barroco – São Pedro, pintura desconhecida de uma coleção particular madeirense, seguida de uma visita guiada a cargo de Francisco Clode de Sousa.

Trata-se de uma mostra composta por três pinturas do século XVII representando São Pedro integrado na iconografia de São Pedro penitente ou Lágrimas de São Pedro, tema tão amado pela Contrarreforma. Duas pinturas são da coleção do Museu Quinta das Cruzes e a outra de uma coleção particular madeirense que foi especialmente emprestada para esta exposição, sendo, assim, possível, deambular pela hagiografia do santo como pela iconografia deste tema, num tempo que seguiu as diretrizes tridentinas.

Recorde-se que o projeto “Obra Convidada” integra-se num conjunto de iniciativas promovidas pela Direção Regional da Cultura através da Direção de Serviços de Museus e Património Cultural, visando implementar dinâmicas de divulgação das coleções dos museus em diálogo com coleções privadas, quer regionais, ou nacionais, permitindo diálogos e estudos entre as obras de coleções privadas e o espólio dos museus da Região Autónoma da Madeira, numa relação concertada de laços institucionais.

A iniciativa de amanhã é de acesso gratuito. Mais informações poderão ser obtidas junto da Direção de Direção de Serviços de Museus e Património Cultural, junto do Museu Quinta das Cruzes ou no programa completo das atividades da efeméride em https://www.bensculturais.com/snbci-noticias/798-actividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger