Espetáculo «Agravados» apresentado em novembro

Passados 490 anos sobre a morte do autor e 500 anos sobre a publicação de uma das suas obras emblemáticas, O Auto da Barca do Inferno, a Contigo Teatro leva à cena o espetáculo AGRAVADOS de Gil Vicente, com dramaturgia e encenação de Gisela Cañamero.

Sabendo que o autor está contemplado nos planos curriculares do ensino básico e secundário e reconhecendo a larga importância da sua obra para testemunhar o seu e o nosso tempo, a nossa proposta é revisitar algumas das suas obras menos conhecidas, mas igualmente memoráveis: pela exemplaridade do seu ritmo, pela galeria de figuras- tipo e alegóricas, pela variedade de cenas do quotidiano, onde, em tom sarcástico e humorístico, se vão castigando os costumes. O trabalho dramatúrgico é feito a partir de cinco autos: Comédia de Rubena, Auto de Mofina Mendes, Auto da Feira, Quem tem Farelos? e Romagem de Agravados.
Gisela Canãmero

Encenadora, dramaturga e performer, com um percurso multifacetado na formação formal não formal. Formação académica na Escola Superior Teatro e Cinema Lisboa e no Conservatório de Música de Lisboa. Prémio Jovens Criadores CNC. Mestre em Criatividade (Criação Teatral) Universidade Santiago Compostela.

Doutoranda em Artes Performativas e Imagens em Movimento, Universidade de Lisboa.

Trabalhou c/ J. Brites, J. Lourenço, Luís M. Cintra, Carlos Avilez, Jorge Listopad, Mário Feliciano e Luís Castro. Co-fundadora da estrutura arte pública, em Beja, onde assume a Direcção Artística, desde 1991. Nesta estrutura desenvolve um discurso autoral próprio, destacando a autoria e encenação p/ o público adulto de obras de teatro, teatro antropológico, teatro-dança, performances multimédia, performance c/ cinema,performance c/ concerto, performances dramáticas e musicais, bem como a autoria e encenação de Teatro Musical para crianças e jovens.

Tem encenado textos de outros autores – de Teatro, ou que adapta a Teatro – e prestado uma atenção singular à encenação de universos de Poetas Portugueses em performances multidisciplinares.

Tem orientado inúmeros workshops e seminários, na formação complementar e em Pós Graduações, em Processos Criativos Integrados, Práticas para a Performance, Criação Teatral e Criatividade (Portugal, Brasil, Espanha) bem como proferido dezenas de Comunicações em Encontros (Pedagogia das Práticas Artísticas).

Casa das Mudas: espetáculo de 19 a 21 de novembro
Casa das Mudas: espetáculo de 19 a 21 de novembro
Teatro MUnicipal: espetáculo de 24 a 27 de novembro
Teatro MUnicipal: espetáculo de 24 a 27 de novembro

 

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger