XIV Aniversário do Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses”

O Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” assinala nesta sexta-feira, dia 4, o seu 14º aniversário que será comemorado logo após o ensaio do grupo.

O Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” da Casa do Povo de São Roque do Faial foi criado a 29 de outubro de 2002.

Um dos objetivos do grupo é preservar as canções tradicionais que se cantavam na freguesia por ocasião do Natal, nas tarefas agrícolas e nas romagens de verão. Como pretende ser um grupo de animação tem no seu repertório também músicas tradicionais da Região e do País.

A sua primeira atuação ocorreu no dia 24 de novembro de 2002, no Salão Paroquial de São Roque do Faial, por ocasião das comemorações do Dia do Idoso.

De 13 a 15 de maio de 2004 fez a sua primeira saída da Ilha, mais concretamente até ao Porto Santo, tendo atuado no dia 14 no centro daquela cidade. Voltou ao Porto Santo em 2008.

De 7 a 14 de agosto de 2006 realizou a sua primeira digressão a Portugal Continental, mais concretamente ao Concelho de Cabeceiras de Basto, a convite daquele município onde realizou duas atuações. De salientar que esta foi a primeira vez que este grupo atuou fora da RAM.

A 30 de abril de 2006 participou, juntamente com os outros quatro grupos da Casa do Povo de São Roque do Faial, num espetáculo musical para gravação em DVD. A 14 de dezembro de 2007 lança o seu primeiro CD denominado “Cantares D’Antigamente”.

De 4 a 6 de dezembro de 2010 o grupo fez uma digressão ao Continente tendo participado na final do Concurso de Música Tradicional em Leiria, onde obteve um honroso segundo lugar. De 3 a 7 de julho de 2014 o grupo viajou até aos Açores, à Ilha do Faial, num intercâmbio com o Grupo de Tocares “Ilha Azul” da cidade da Horta e de 28 a 31 de agosto de 2015 recebeu o Grupo de Tocares “Ilha Azul” em São Roque do Faial. Tem como responsável o Senhor Gabriel Silva.

Pin It on Pinterest