Steinmeier foi o escolhido para a Presidência da Alemanha

Frank-Walter Steinmeier, de 60 anos, actual ministro dos Negócios Estrangeiros, foi o escolhido da coligação governamental liderada por Angela Merkel para a Presidência da Alemanha. O acordo faz com que a eleição de Steimeier seja praticamente certa, substituindo no próximo ano Joachim Gauck.
O cargo de Presidente da Alemanha é sobretudo cerimonial mas prevê algumas funções importantes. O Presidente é antes de tudo o chefe de Estado, sendo o cargo oficial «Presidente da Republica Federal da Alemanha».
Nascido a 5 de Janeiro de 19556, Frank-Walter Steinmeier é considerado moderado dentro do Partido Social Democrata da Alemanha, SPD. Foi um aliado próximo do chanceler Gerhard Schröder, como chefe de gabinete do primeiro-ministro entre 1999 e 2005.
Foi depois ministro dos Negócios Estrangeiros (2005-2009) e vice-chanceler (2007-2009) na grande coligação governamental de Angela Merkel.
Frank-Walter Steinmeier é ministro dos Negócios Estrangeiros alemão desde 2013, sendo também atualmente presidente em exercício da OSCE – Organização para a Segurança e cooperação na Europa – durante o período em que esta incumbe à Alemanha.

Pin It on Pinterest