Cuidados de Saúde ‘têm de funcionar de forma integrada’

Conseguir uma integração efetiva entre os vários setores de cuidados de saúde é um dos grandes desafios dos sistemas de saúde atuais segundo Constantino Sakelarides, presidente da Fundação para a Saúde e orador convidado da conferência “Tendências Atuais e Desafios do Sistema de Saúde”, promovida pela Secretaria Regional da Saúde.

“Temos hospitais, centros de saúde, cuidados continuados, saúde pública mas a integração entre esses setores é débil”, afirmou Sakelarides, salientando que “a solução é acrescentar à gestão das organizações, a gestão do percurso das pessoas, porque para as pessoas essa separação não faz sentido”.

Nesta conferência, que teve também como oradores a ex – Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta Sousa, e o ex –presidente do INFARMED, José Aranda Silva, o secretário regional da Saúde, João Faria Nunes, afirmou que o Governo Regional está “a lançar os pilares para um sistema de saúde regional renovado e apto a responder com maior eficiência e eficácia às necessidades em saúde da nossa população”.

Nesta oportunidade, João Faria Nunes apelou a uma união de esforços entre os profissionais de saúde para atingirmos o objetivo comum de termos um sistema de saúde mais eficaz, convocando ao empenho e à determinação de todos. “É preciso planeamento. É preciso uma gestão adequada aos recursos disponíveis. É preciso sermos mais eficazes”, concluiu.

Pin It on Pinterest