Universidade dos Açores participa no projeto “Usos Múltiplos nos Mares Europeus”

Uma equipa de especialistas liderada pela Marine Scotland, onde se inclui a Universidade dos Açores (coordenada pela Prof.ª Helena Calado), embarcou num novo projecto para analisar de que forma os mares europeus estão actualmente a ser usados e quais poderiam ser as verdadeiras oportunidades desses usos múltiplos.

O projecto “Usos Múltiplos nos Mares Europeus” (MUSES) analisará os processos existentes, utilizados em toda a União Europeia (UE), para o desenvolvimento marítimo e costeiro, a fim de garantir que estes sejam suficientes para uma utilização múltipla e sustentável do meio marinho.

A este projecto, financiado pela UE, foram atribuídos 1,98 milhões de euros pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia. O projecto MUSES será desenvolvido por especialistas da Polónia, Alemanha, Itália, Grécia, Portugal (Açores), Países Baixos e Escócia, num total de dez parceiros europeus que trabalham em conjunto.

O projecto, com uma duração de dois anos, tem como principal objectivo disponibilizar panoramas regionais das bacias marítimas da UE, incluindo: Mar Báltico, Mar do Norte, Mar Mediterrâneo, Mar Negro e o Atlântico Oriental. Um conjunto abrangente de casos de estudo será também desenvolvido e analisado e será apresentado um plano de acção para ver como: reduzir as lacunas no conhecimento existente, identificar impactos e riscos e maximizar os benefícios locais, ao mesmo tempo que se superam as barreiras existentes.

“O projecto MUSES reúne dez parceiros com conhecimentos aprofundados e uma cobertura geográfica que proporcionará conhecimentos e competências que abrangerão o Mar Báltico, o Mar do Norte, o Atlântico Oriental, o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro. Este é um projecto empolgante que se baseará no bom trabalho que já foi realizado em outros projectos europeus sobre os usos múltiplos”, explicou o Coordenador do projecto, Bruce Buchanan da Marine Scotland.


PUB